terça-feira, 10 de maio de 2011

Motocross

Origem do motocross ;
Quem já teve a oportunidade de apreciar uma competição de Motocross, ou mesmo de Supercross, conclui que se trata de um grande espectáculo, de muita emoção.
Mas o que é mesmo o Motocross?
Segundo a Federação Internacional de Motociclismo - FIM, trata-se de uma prova em circuito fora de estrada, com obstáculos naturais.
Desde sua primeira prova no início do século, somente alguns anos mais tarde, na Holanda e na Bélgica, recebeu o nome de Motocross, apesar da Inglaterra ser o país onde nasceu o motociclismo fora de estrada.
Em 1947, na Holanda, foi realizada a primeira prova internacional, com motos de 500 cilindradas, denominada POR Motocross das Nações.
Os primeiros Campeonatos Mundiais de Motocross das categorias 500cc, 250cc e 125cc, iniciaram-se em 1957, 1962, e 1975 respectivamente.
No Brasil, o Motocross passou por fases gloriosas, com grandes eventos e patrocinadores. Em meados de 1985, a Yamaha importou dois pilotos norte americanos, Rodney Smith e Kenny Keylon, que com suas pilotagens radicais mudaram completamente a prática do desporto, já que os brasileiros tinham um estilo europeu na tocada da moto.
Outros pilotos estrangeiros passaram pelo Campeonato no Brasil, mas Rodney Smith foi uma presença muito forte e marcante, incentivando jovens pilotos com técnicas mais agressivas.
Como forte evento, os Campeonatos patrocinados pelas marcas de cigarros Marlboro e Hollywood, contribuíram para a rápida explosão do Motocross. No caso do Campeonato Hollywood, as etapas sempre foram bem organizadas, com belas pistas, sempre com gates lotados, inclusive as arquibancadas.
Inicialmente denominado Hollywood Motocross, com motos nacionais e posteriormente com motos importadas, passou para o Supercross mantendo sempre o mesmo brilho.
Quando se fala em motos para a prática de motocross e supercross, verificamos a existência marcante dos japoneses no mercado, cada marca com sua vertente, diferenciada inicialmente pelo visual colorido.
As Hondas são vermelhas, Yamahas azuis, Suzukis amarelas e as Kawasakis verdes. Apesar das fábricas japonesas, uma empresa europeia é destaque nas competições, que é a KTM.
Do início do desporto até nossos dias, as motos foram totalmente modificadas, nas suspensões, quadros, motores e outros itens, muito em função da radicalização do desporto, com provas mais agressivas, curtas e obstáculos arrepiantes.
•COR DAS BANDEIRAS (SIGNIFICADOS)
•Quadriculada significa fim de prova.
•Amarela diminuir velocidade e proibido ultrapassar, pois ocorreu um acidente á frente.
•Azul dar ultrapassagem.
•Vermelha desclassificado. (fim de prova para quem a recebeu).
Cuidados com a moto:
◦Antes de sair verifique o nível da água (caso a sua moto seja refrigerada a água).
◦Verifique o nível do óleo.
◦Verifique o combustível.
◦Verifique se o filtro de ar está limpo.
◦Verifique a pressão dos pneus (sempre entre 14 e 22 lbs) dependendo do terreno.
◦Verifique a relação da moto (dentes e coroa gastos, mesmo que esticados, poderão ficar caido).
◦Lubrifique a corrente.
Equipamentos de segurança:
◦Equipamentos de segurança como, botas, calça, colete, capacete, luvas, joelheiras, cotoveleiras, óculos, cinta, short com proteção lateral, etc, devem estar limpos, ajustados e em boas condições, afinal, eles é que o vão proteger. NÃO SEJA NEGLIGENTE.
◦Tenha sempre as ferramentas básicas, como chaves de boca nº 08/10/12 para pequenos parafusos, 17 e 24 para os parafusos das rodas (todas de boa qualidade), boas espátulas para tirarem o pneu, e, porcas e parafusos sobressalentes.
◦Alicate, alicate de pressão, chave de fenda e chave “philips”.
◦Leve também, um pedaço de arame liso, uma emenda de corrente, corda, óleo, tiras de câmara de ar, remendo de pneu, com cola e lixa, uma vela reserva, uma pequena bomba de encher pneu (ideal são as de Mountain Bike)




























                                                                                                                                             

Outras dicas importantes:
◦Nunca faça trilhas sozinho, se você cair e se magoar, o seu problema poderá agravar-se em 1000%.
◦Antes de sair, chame todos os integrantes do passeio, e faça o “BRIENFING”, definam tudo, como, por exemplo, quem vai puxar a trilha, quem vai limpar (último piloto), em caso de perda de pilotos, o que todos deverão fazer (os perdidos e a maioria).
◦Levem, sempre que possível, telefones, todos deverão ter os números dos parceiros. Caso tenham apenas dois telefones, o puxador, e o limpador, deverão levá-lo.
◦Sempre avise, em casa, o local em que farão a trilha, e o número do telefone da residência dos seus melhores amigos.
◦Esteja em boas condições físicas e mentais, isso fará o seu desempenho melhorar espontaneamente
◦Não tenhas vergonha de admitir que “TAL” obstáculo é muito para você, peça ajuda aos mais experientes, ou passe por um lugar que lhe dê confiança, afinal, sua fase de alto afirmação já deveria ter passado.
2 Pilotos de motocross


Ben Townley, Nova Zelândia
Bob Hannah, Estados Unidos



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