sábado, 14 de maio de 2011

BTT

A  bicicleta de BTT é composta por :

Exemplo de uma bicicleta Mountain Bike, com configuração adequada a Cross-Country e Trip-TrailAs bicicletas de mountain bike diferem das bicicletas de estrada em diversos aspectos:    

Usam pneus mais largos e cardados que absorvem impactos de forma mais eficiente, são robustos, possuem maior aderência em terrenos enlameados e oferecem maior controlo e tracção da bicicleta em terrenos acidentados, na areia e na lama. Em contrapartida, oferecem baixo desempenho em trechos asfaltados.
Usam amortecedores, um na frente e outro atrás, conhecidas como bicicletas Full Suspension, projetadas para oferecerem maior conforto e, consequentemente, reduzir os impactos sentidos pelo ciclista e controlar melhor a bicicleta. É importante dizer que não é necessário possuir o amortecedor traseiro, motivo pelo qual diversos ciclistas de diversas categorias do Mountain Bike preferem bicicletas Hardtail do que Full Suspension. Eles podem ter diversos sistemas de amortecimento: amortecimento pneumático, entre outros sistemas combinados. Possuem quadros reforçados e mais resistentes, especialmente nas modalidades que incluem saltos e quedas de grandes alturas, mas sem comprometer gradativamente no peso do conjunto, como é o caso das bicicletas destinadas para a categoria All Mountain;
 Os guiadores podem ser rectos ou curvos, com diversas angulações.
Possuem aros de 24", 26" e, lançado há poucos anos, bicicletas com rodas de 29". Em geral, utiliza-se 26". Os aros costumam ser de parede dupla, mais reforçados e pesados que os de ciclismo de estrada, de modo a evitar deformação nas ultrapassagens de obstáculos. Recentemente está sendo usado também aros de 29" e misturas, como 29" na frente e 26" atrás e vice-versa.



4 modalidades :
Cross-country ou XCO: É a prova disputada em umas estradas de terra, que possuem um alto nível de decidas e subidas técnicas com pedras e raízes, geralmente as provas não são muito longas. Apresentam em torno de 30 a 40 km mas em percursos técnicos e pesados.
Trip Trail em Pindamonhangaba, com a Serra da Mantiqueira ao fundo. Trip Trail ou Maratona: É o tipo de prova em que o percurso é longo e leva de um ponto a outro. Sendo no mesmo ponto, só se dá uma volta. Tem o nome Trip Trail porque é praticamente uma viagem por trilhas e estradas de terra. Quando o percurso é longo, pode ser chamado também de Maratona e chega a levar dois ou até três dias. Exemplos nacionais de provas dessa modalidade são o Big Biker e o MTB Trip Trail Ecomotion.
Downhill ou DH: No downhill, o ciclista passa por um percurso em descida, com no máximo algumas poucas rectas, precisando passar por terreno bastante irregular, natural ou artificial, com jumps, gaps e drops, enfrentando situações de bastante risco. Nesse tipo de prova costuma-se usar um capacete full-face, joelheira com caneleira e muitas vezes colete e cotoveleira. Os ciclistas descem um a um, com tomada de tempo individual.
Freeride: Uma variação do Downhill, o Freeride é utilizado como forma de lazer, tendo como principal diferença a utilização de terrenos variados. Como consequência, a bicicleta de Freeride apresenta algumas variações em relação ao Downhill, como por exemplo o uso de mais de uma coroa. Os passeios de Freeride dentro das cidades são chamados comummente de Urban Assault .






Sem comentários:

Enviar um comentário